O Tomás, quando tinha uns 4 anos, falou que era a sombra que tirava o frio da gente. Que se não tivéssemos sombra ficaríamos com frio. Na hora achei a maior viagem do mundo, mas depois fiquei pensando e vi qual era a razão para tal afirmação: só tem sombra quando tem sol e o sol esquenta....menino esperto!
E mesmo já grandinho o Tó continua me surpreendendo, hoje não mais com frases engraçadinhas, mas com divagações quase filosóficas:
Estávamos lendo um livro juntos, eu , Tomás e Marcelo, o livro chama-se “Ensinando filosofia com arte”. Dentre várias coisas que lemos, tinha um capítulo onde se falava de Platão e de sua idéia de que a arte era inútil (resumindo um tantão). O Tomás ficou bravo com tal afirmação e eu perguntei:
_Vc não concorda com ele meu filho?
_Claro que não mãe! Se não tivesse a Arte todo mundo ia ficar doido. A ARTE É TIPO UMA CHAVE QUE ABRE AS PORTAS DA LOUCURA!
Juro por santo Platão que foi uma criança de 8 anos que disse isso!!!!!
E por falar em arte, o baixinho tem um blog onde ele posta seus desenhos:
http://tomasleao.blogspot.com/
E tem mais uma onde o Platão também entra. O Marcelo (como bom professor de filosofia) foi levar o Tó na escola e no caminho foi contando o “Mito da Caverna” pra ele (que adora!!!!). Depois o Tomás veio me contar e foi super bonitinho o jeito que ele reproduziu, para resumir ele me disse que tinha um monte de gente que vivia em uma caverna e que eles nunca tinham saído de lá, acreditavam que as sombras que eram projetadas pelo lado de fora era a realidade, mas um dia um moço conseguiu sair da caverna e ver o mundo real e ver todas as coisas que existiam no mundo e quando voltou pra caverna começou a contar pra todos que existia um outro mundo além daquele que eles acreditavam ser real. Mas todos acharam que ele tinha ficado doido!
Mesmo sabendo eu perguntei:
_E aí meu filho, o que aconteceu depois?
_Acabou a história!
_Mas o que vc acha que aconteceu? Que o moço continuou lá na caverna ou voltou pro mundo real?
_Claro que voltou pro mundo real.
_Porque que é claro?
_PORQUE A REALIDADE É MUITO MAIS BONITA DO QUE A ILUSÃO.
Mais uma vez eu garanto, foi uma cabecinha de 8 aninhos que elaborou tal afirmação!
3 comentários:
"A realidade é muito mais bonita que a ilusão"...
Nem sempre, Tomás, nem sempre...
É aquela história da pílula azul do Matrix, escolher entre a ignorância e a realidade...nem sempre étão fácil quanto parece!!!
Oi prima. Fantásticas as histótias dos seus pequenos. Inteligentes assim não são a toa, vem dos genes!
Dê uma olhada no meu blog de vez em quando para saber das minhas vãs filosofias. Vá em:
http://esvaziandogeral.blogspot.com/
Ricardo
Postar um comentário